A vacinação em animais de companhia é uma medida preventiva e fundamental para manter seu melhor amigo saudável. Cães e gatos precisam de vacinação, e o protocolo pode variar de acordo com cada animal. Iniciado logo nas primeiras semanas de vida, o protocolo vacinal pode variar conforme o estado de saúde e as condições individuais de cada paciente.
Conheça as principais vacinas e para que serve cada uma delas
Vacinas que seu cachorro precisa
Seu cachorro precisa estar com a vacinação em dia contra doenças graves. A vacina polivalente é essencial, pois protege contra cinomose, parvovirose, coronavirose, hepatite infecciosa, adenovirose, parainfluenza e leptospirose. A vacina antirrábica também é indispensável, já que previne de uma doença fatal que representa risco à saúde pública. Além dessas, a vacina da gripe canina ajuda a proteger contra a influenza canina, que, apesar de geralmente não ser grave, causa sintomas como tosse, coriza, febre e apatia. O protocolo vacinal deve ser iniciado ainda filhote e mantido com reforços anuais, conforme orientação do médico-veterinário.
Vacina para gatos
Todos os gatos precisam ser vacinados, e o protocolo vacinal pode variar de acordo com idade, estado de saúde, ambiente em que vivem e risco de exposição. Iniciado ainda nas primeiras semanas de vida, o calendário de vacinação felina tem como base a vacina múltipla felina que protegem contra doenças importantes como panleucopenia felina, rinotraqueíte viral e calicivirose, responsáveis por quadros respiratórios e gastrointestinais graves.
Dependendo da avaliação do médico-veterinário, podem ser incluídas vacinas adicionais, como a vacina contra a leucemia felina (FeLV), especialmente indicada para gatos que têm acesso à rua ou convivem com outros gatos, e a vacina antirrábica. O protocolo vacinal deve ser individualizado e mantido com reforços anuais, garantindo proteção contínua e qualidade de vida ao felino.
Crmv 15657
Instragram: @veteloisa_felinos